quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA


Bate Papo Acadêmico com Prof. Fernando Bagnoli - Departamento: Direção Geral - que responde as seguintes perguntas:
  • Ao implementar a estratégia, ela está claramente alinhada com a Missão e Visão da Empresa?
  • A estratégia entregará, na sua implementação, as propostas de valor definidas no modelo de negócio?
  • Permite uma vantagem competitiva e uma diferenciação que seja difícil de copiar, pelo menos no médio prazo e, se possível, no longo prazo?
  • É simples, fácil de entender e de comunicar?


Confira as respostas do professor numa série de artigos que estarão aqui nesta seção de nosso blog periodicamente - aproveite e envie sugestões de perguntas sobre este tema para: contato@ise.org.br.


Uma frase célebre e forte de Peter Drucker talvez resuma o problema: 
"Strategy is a commodity. Implementation is an art!"

Esta nossa conversa de hoje é a primeira de uma série onde vou abordar temas importante para que a Implementação seja bem sucedida. 

Comecemos com a própria Estratégia:

Ela está claramente alinhada com a Missão e Visão da Empresa?

Ela vai entregar, na sua implementação, as propostas de valor definidas no modelo de


negócio?

Permite uma vantagem competitiva e uma diferenciação que seja difícil de copiar, pelo
menos no médio prazo e, se possível, no longo prazo?

É simples, fácil de entender e de comunicar? O que não pressupões que seja fácil de
implementar. Podemos criar um acrônimo que facilite a lembrança dos objetivos macros
da mesma? Acrônimos são excelentes ferramentas para manter a todos na organização
envolvidos e alinhados.

Com a volatilidade cada vez mais presente no mundo dos negócios, quão flexível é a
mesma para se adaptar sobre as quais não temos controle? Qual o custo da adaptação?
Quanto esforço da organização vai requerer?

Falemos agora de Pessoas:

Raramente em nossas carreiras executivas temos a oportunidade de montar nossa
equipe partindo do zero, uma folha em branco a ser preenchida, a não ser em casos de
start-ups ou projetos greenfield.

Mas falar de implementação é falar de obter resultados através de pessoas. Neste caso,
de suas motivações, de suas indiossincrasias, de sua formação pessoal, acadêmica e
profissional, de seus valores e etc.

Mas se tivéssemos a oportunidade de poder escolher com quem gostaríamos de
trabalhar, certamente, buscaríamos algumas características entre tantas outras, importantes
ou quase óbvias: pessoas com quem podemos estabelecer uma relação de confiança,
que são auto motivadas e pró-ativas, bem preparadas dentro de sua competência
técnica e emocional. Cada vez mais importante, a capacidade de trabalhar em time.
Otimistas mas realistas, inovadoras e criativas. Prudentes mas, ao mesmo tempo, que
saibam correr riscos adequados. Bem humoradas – o mau humor é contagiante.

Finalmente, se você não tem oportunidade de montar um time do zero, você pode ir
reestruturando sua equipe ao longo do tempo, mas mantenha o senso de urgência, uma
implementação de sucesso depende da qualidade da sua equipe.

O tema é bastante abrangente e não se esgota aqui. Numa próxima ocasião, falaremos
de outros aspectos igualmente importantes para a implementação bem sucedida de uma
estratégia.

Envie sugestões de perguntas sobre este tema para: contato@ise.org.br.

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