Fernando Bagnoli
Professor do Departamento de Direção Geral
Recentemente, fiz uma travessia
pelo altiplano boliviano até o deserto do Atacama, no Chile. O inicio se deu na
cidade de La Paz. Um mês antes da minha viagem, soube da abertura de um novo
restaurante na cidade, que havia sido aberto por ninguém menos que Claus Meyer,
chef e coproprietário do restaurante dinamarquês Noma, que por três anos
consecutivos ganhou o prêmio de melhor restaurante do mundo pelo prestigiado
guia San Pellegrino.
Obviamente, o fato me chamou a
atenção e despertou o interesse em experimentar um pouco culinária de Claus
Meyer em La Paz. Mas fiquei curioso: por
que esse renomado chef teria ido empreender em La Paz??
Depois de alguma dificuldade,
consegui finalmente fazer a reserva no restaurante Gustu, assim batizado pelo
seu criador. Ao chegar, perguntei ao responsável pela operação local, um jovem
dinamarquês, se ele poderia me explicar a razão do empreendimento, que para mim
parecia não ter muita lógica.
O mesmo me forneceu um folheto
que descrevia o propósito do empreendimento. Por trás do restaurante, havia
sido estabelecida uma fundação de nome Melting pot Bolivia.
O que mais me impressionou foram
a Missão e Visão tão bem definidas e que reproduzo no original em espanhol
abaixo (a mesma pode ser encontrada em inglês no site www.meltingpot-bolivia.org).
Missión Somos una organización sin fines de lucro que promueve el desarrollo económico y social sostenible de los sectores gastronómico y productivo de Bolivia mediante la renovación de la gastronomía nacional, promoviendo servicios sociales a los sectores más marginados y necesitados del país con énfasis en los jóvenes, con apertura hacia los distintos actores que involucran el sector gastronómico boliviano |
Visión Al 2020, la Fundación Melting Pot Bolivia se habrá constituido en la organización referente en Bolivia y en la región en el ámbito de la gastronomía nacional, habiendo contribuido significativamente a la renovación de la gastronomía boliviana a través de un servicio de calidad, creatividad, preservación y valoración de los productos bolivianos dentro del marco del respeto al medio ambiente y nuestra biodiversidad. |
Melting Pot Bolivia El objetivo principal de la Fundación Melting Pot Bolivia es aprovechar todo el potencial de la cultura culinaria nacional y la dinámica del proceso gastronómico para crear puestos de trabajo y así luchar contra la pobreza, aumentar el valor de los productos agrícolas, aumentar las exportaciones de alimentos, el turismo, además de mejorar la salud de los bolivianos a través de una buena nutrición |
Muitas vezes somos questionados sobre
a importância de se ter uma Missão e Visão bem construídas por parte das
empresas. Ao ler o texto acima, acredito que qualquer pessoa percebe claramente
o valor do estabelecimento das mesmas. O que muitas vezes acontece é que
empresas, mesmo algumas de grande porte, constroem visões e missões que são
verdadeiras platitudes.
A Visão como no exemplo acima
possui data para ser atingida, meta clara e objetiva e é altamente inspiradora
por parte não só dos seus colaboradores diretos, mas de todos os stakeholders
envolvidos.
A Missão também é totalmente
transparente. Assim, a verdadeira razão da existência da entidade pode e deve
ser encarnada por todos os envolvidos.
Foi para mim uma surpresa
extremamente positiva poder identificar numa cidade como La Paz uma iniciativa
tão interessante - nos moldes doing
business and doing good - com missão e visão exemplares do ponto de vista
conceitual e prático.
Espero através deste exemplo
poder responder a pergunta sobre a importância de se ter missão e visão para o
sucesso de uma empresa ou de qualquer outro empreendimento.