terça-feira, 30 de julho de 2013

VIAGEM, VINHO E AMIZADE


José Henrique Poli, participante do Advanced Management Program em 2012
Diretor-geral da Vikings Sistemas de Limpeza Ltda.

A turma de AMP 2013 fez um programa diferente. No último feriado de Corpus Christi, em maio, os antigos alunos do ISE viajaram para Mendonza, na Argentina. Na programação, visitas às vinícolas familiares de La Soñada e Andeluna. Uma forma muito criativa, e saborosa, de reencontrar os amigos, trocar experiências e, claro, matar a saudade.  Quem conta os detalhes desse encontro é José Henrique Poli.

A idéia de reunirmos o grupo após a conclusão do curso surgiu no jantar de despedida da nossa semana em Barcelona, em novembro de 2012. Dois alunos do nosso grupo ( Marcelo Burgos e Fernando Nakazato ) são argentinos e pertencem à uma família proprietária de uma vinícola na região de Mendoza.

Eles já haviam providenciado uma degustação num dos módulos do AMP em São Paulo. Mas nosso grupo ficou tão entrosado, que em Barcelona surgiu a ideia da viagem para a Argentina.

Nesta viagem participaram os seguintes alunos: Marcelo Burgos, Fernando Nakazato, Sérgio Barros, Orlando Almeida, Gustavo Rodrigues, Horst Wittmaack e nossas respectivas esposas.

Nos encontramos na cidade de Mendoza, e fomos num micro-ônibus até a cidade de San Rafael – uma viagem de cerca de três horas – onde está localizada a Vinícola Finca Martha, de propriedade da família dos nossos colegas. Fomos recebidos com uma tradicional e deliciosa "parrilla argentina", regada ao espetacular Finca Martha Gran Malbec. Depois, acompanhados pelo enólogo a vinícola, conhecemos todo o processo produtivo, desde o plantio ao engarrafamento.

No dia seguinte eles nos levaram para conhecer outra vinícola, de maior porte, a Vinícola Andeluna, aos pés da Cordilheira dos Andes. Tivemos um maravilhoso almoço, com pratos sempre harmonizados com diferentes vinhos. Também conhecemos todo o processo produtivo. E para a grata surpresa do grupo, nessa visita, eles anunciaram que a família havia acabado de adquirir esta outra vinícola. Tivemos até uma reunião com os administradores da empresa, onde pudemos conhecer e discutir bastante sobre o mercado de vinho, o posicionamento da Andeluna e seus projetos futuros. Foi o "momento AMP" da viagem, no qual vários conceitos aprendidos no curso puderam ser explorados no caso prático da nova aquisição.

Depois retornamos para Mendoza, e posteriormente ao Brasil. Foi uma experiência fantástica: conhecer uma vinícola com os proprietários, acompanhados de enólogos profissionais, conhecer todo o processo produtivo, degustar vinhos de uvas e safras diferentes, numa região belíssima e na companhia de um grupo de amigos. O sucesso desta primeira viagem certamente será o fator motivador dos próximos encontros do AMP 2012.

A data do nosso próximo encontro já está definida: será no final de semana de 24 e 25 de novembro. E não foi escolhida por acaso, pois, como é feriado na Argentina, poderemos contar com a vinda dos nossos dois colegas de lá. A quem, aliás, só temos a agradecer pela logística impecável que eles organizaram para nossa estadia no país vizinho. Esperamos retribuir à altura, no nosso próximo encontro –que será, provavelmente na Praia do Forte, no litoral da Bahia.