O campus do
ISE Business School recebeu cerca de 24 pessoas no último dia 14 de outubro para
a palestra “Nutrieras: inspiração para o crescimento das marcas”, do
publicitário Gustavo Entrala. CEO da agência espanhola 101, entre os cases de
maior destaque em seu portfólio está a criação da conta @Pontifex, o Twitter
oficial do Papa Bento XVI.
Com os
ingredientes contemporâneos, recessão, sustentabilidade e tecnologia, o
especialista conduziu os participantes pelo caminho digital, que transformou o
padrão de consumo em todo o mundo, e como este novo caminho pode auxiliar na
criação de novas linhas de negócios para as empresas e mais valor para suas
marcas.
Veja aqui
quais os são os 7 contextos que, na opinião de Gustavo Entrala, podem
potencializar os resultados dos negócios:
1. #Nutrieras:
Nova normalidade
o A
crise que obrigou os consumidores a rever conceitos, e nada mais será como
antes
o Marcas
que promoverem a compra racional, simplificarem seus processos e ajudarem os
cidadãos, são as que sobrevirerão
o
Exemplo: katchup Heinz – tamanho menor para adequar-se
ao padrão de consumo atual: http://momsbyheart.net/wp-content/uploads/2011/06/heinz.jpg
2. #Nutrieras:
Satisfação além do produto
o O
consumidor busca uma experiência e não somente um produto
o Algumas
marcas têm retirado elementos superficiais de suas mensagens e do próprio
produto e buscando criar projetos que valorizem o cidadão e o que realmente
importa a ele
o Exemplos:
§ Valorização
da conveniência: DollarShaveClub.com - http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ZUG9qYTJMsI
§ Ofertas
de bricolagem em lojas de construção
§
Re-commerce: leve seu produto antigo e receba
crédito em compras
3. #Nutrieras:
Consumidores sempre conectados
o Necessitade
de obter muito mais informações do que antes, através da comparação de preços,
fabricantes e opiniões de outros consumidores.
4. #Nutrieras:
Retail Safari
o
Novos modelos de negócio e experiência para
atrair consumidores para as lojas físicas
5. #Nutrieras:
A outra janela da vida
o Para
os jovens consumidores, tudo tem uma janela física e outra virtual
o Marcas
que entenderem esta tendência, por exemplo facilitando compras virtuais em
locais inusitados, facilitar pagamento via smartphone
§ Exemplos:
·
telas virtuais em estações de metrô com display
virtual e QR code para compra online em cada produto)
·
o pagamento da conta não pode demorar mais do
que a refeição – facilitar pagamento através de dispositivo leitor de cartão de
crédito acoplado ao IPhone: http://i.bullfax.com/imgs/56790d78212d467841306bef35ce3347d9e122ff.jpg
6. #Nutrieras:
Social Media
o Ações
inovadoras utilizando comentários em mídias sociais
o Exemplos:
§ Kleenex
que enviou pacotes de lenço a internautas que publicaram em seu Facebook que
estavam gripados
§
C&A Brasil que colocou no cabide da roupa o
número de likes que aquele modelo recebeu no Facebook: http://www.brainstorm9.com.br/wp-content/uploads/2012/04/ca2.jpg
7. #Nutrieras:
Inovação para crescer
o As
marcas devem inovar sempre, através da atenção ao modo de pensar e agir do
consumidor e criar momentos inesquecíveis, não mais através do tradicional
envio de cumprimentos no aniversário, e sim através de uma ação realmente
inovadora, que seja adequada ao padrão de consumo de seus clientes