quarta-feira, 16 de outubro de 2013

NUTRIERAS: INSPIRAÇÃO PARA O CRESCIMENTO DAS MARCAS

O campus do ISE Business School recebeu cerca de 24 pessoas no último dia 14 de outubro para a palestra “Nutrieras: inspiração para o crescimento das marcas”, do publicitário Gustavo Entrala. CEO da agência espanhola 101, entre os cases de maior destaque em seu portfólio está a criação da conta @Pontifex, o Twitter oficial do Papa Bento XVI.

Com os ingredientes contemporâneos, recessão, sustentabilidade e tecnologia, o especialista conduziu os participantes pelo caminho digital, que transformou o padrão de consumo em todo o mundo, e como este novo caminho pode auxiliar na criação de novas linhas de negócios para as empresas e mais valor para suas marcas.

Veja aqui quais os são os 7 contextos que, na opinião de Gustavo Entrala, podem potencializar os resultados dos negócios: 
  
1.  #Nutrieras: Nova normalidade
o    A crise que obrigou os consumidores a rever conceitos, e nada mais será como antes
o    Marcas que promoverem a compra racional, simplificarem seus processos e ajudarem os cidadãos, são as que sobrevirerão
o    Exemplo: katchup Heinz – tamanho menor para adequar-se ao padrão de consumo atual: http://momsbyheart.net/wp-content/uploads/2011/06/heinz.jpg
2.  #Nutrieras: Satisfação além do produto
o    O consumidor busca uma experiência e não somente um produto
o    Algumas marcas têm retirado elementos superficiais de suas mensagens e do próprio produto e buscando criar projetos que valorizem o cidadão e o que realmente importa a ele
o    Exemplos:
§  Valorização da conveniência: DollarShaveClub.com - http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ZUG9qYTJMsI
§  Ofertas de bricolagem em lojas de construção
§  Re-commerce: leve seu produto antigo e receba crédito em compras
3.   #Nutrieras: Consumidores sempre conectados
o    Necessitade de obter muito mais informações do que antes, através da comparação de preços, fabricantes e opiniões de outros consumidores.

4.  #Nutrieras: Retail Safari
o    Novos modelos de negócio e experiência para atrair consumidores para as lojas físicas
5.  #Nutrieras: A outra janela da vida
o    Para os jovens consumidores, tudo tem uma janela física e outra virtual
o    Marcas que entenderem esta tendência, por exemplo facilitando compras virtuais em locais inusitados, facilitar pagamento via smartphone
§  Exemplos:
·         telas virtuais em estações de metrô com display virtual e QR code para compra online em cada produto)
·         o pagamento da conta não pode demorar mais do que a refeição – facilitar pagamento através de dispositivo leitor de cartão de crédito acoplado ao IPhone: http://i.bullfax.com/imgs/56790d78212d467841306bef35ce3347d9e122ff.jpg
6.  #Nutrieras: Social Media
o    Ações inovadoras utilizando comentários em mídias sociais
o    Exemplos:
§  Kleenex que enviou pacotes de lenço a internautas que publicaram em seu Facebook que estavam gripados
§  C&A Brasil que colocou no cabide da roupa o número de likes que aquele modelo recebeu no Facebook: http://www.brainstorm9.com.br/wp-content/uploads/2012/04/ca2.jpg
7.    #Nutrieras: Inovação para crescer
o    As marcas devem inovar sempre, através da atenção ao modo de pensar e agir do consumidor e criar momentos inesquecíveis, não mais através do tradicional envio de cumprimentos no aniversário, e sim através de uma ação realmente inovadora, que seja adequada ao padrão de consumo de seus clientes